A pandemia trouxe um novo padrão de consumo, de comportamento dos consumidores. Lojas que vendiam apenas offline tiveram que se estruturar e se readequar para conseguir equilibrar seu faturamento. A criação de um e-commerce para venda online foi uma das saídas mais importantes e ao mesmo tempo mais desafiadoras para os varejistas.
O ajuste no estilo de vida dos consumidores está mudando a medida que permanece as medidas restritivas da pandemia. As pessoas estão ficando mais em casa, enquanto os varejistas acabam trabalhando em um ritmo forte para dar conta da sua demanda. O online está mais forte do que nunca, cada vez mais os sites de buscas, como por exemplo o Google, estão sendo explorados, pesquisados para planejar as compras, sejam elas online ou offline.
Essas e outras diversas mudanças no comportamento de compra das pessoas deverão continuar, pois mostrou uma facilidade e principalmente uma comodidade aos consumidores. Espera-se que a venda online tenha um grande aumento ao longo das festas de fim de ano. O e-commerce acabou se tornando uma grande porta de entrada para os consumidores que buscam e planejam fazer suas compras com mais segurança e cuidado.
Mesmo que a compra seja feita em na loja física, os consumidores buscam verificar a disponibilidade do produto em estoque antes de se deslocar a loja para realizar a compra. Pelo lado dos varejistas, estes poderão fazer contato com seus consumidores nos momentos em que estes se sentirem mais a vontade durante as suas compras.
Há uma série de recursos e ferramentas digitais que podem ser explorados pelos varejistas para se conectar com seus consumidores enquanto eles planejam as suas próximas compras. Como exemplo dessas ferramentas, temos o próprio Google que disponibiliza uma série de recursos para que o consumidor possa se sentir mais seguro e confortável durante o seu processo de compra.
Atualizar os dados e informações da sua loja no Google, pode ser de grande valia para aumentar as suas vendas. Os consumidores costumam checar os horários de funcionamento das lojas, confirmar estoques e explorar algumas opções, como por exemplo a retirada em locais seguros – “Drive-thru” para retirar os produtos adquiridos através do e-commerce. Em uma recente pesquisa feito pelo Google, mostrou que 67% dos compradores de fim de ano pretendem confirmar online se o produto desejado está em estoque antes de ir comprá-lo na loja.
Fonte: Think With Google