fbpx

Pagamentos Digitais: Desdobramentos no Contexto Socioeconômico

Pagamentos Digitais: Desdobramentos no Contexto Socioeconômico
Os pagamentos digitais como facilitadores do cotidiano

O uso da tecnologia tem fomentado os mais diversos setores da economia, viabilizando formas de facilitar o dia a dia em sociedade, inclusive no que diz respeito ao mercado de meios de pagamento eletrônicos e, em especial, aos pagamentos digitais.

O que são os pagamentos digitais

Os pagamentos digitais consistem em efetuar um pagamento propriamente dito por intermédio de um dispositivo móvel, ou o envio e recebimento de dinheiro por meio de carteiras digitais.

Assim, as transações são perfectibilizadas como se o consumidor estivesse utilizando seu cartão de crédito ou débito, no entanto sem a necessidade de estar com ele fisicamente.

Todas as informações de pagamento são criptografadas durante a transmissão, o que confere maior segurança ao pagamento digital em detrimento da transação tradicional.

Impacto da pandemia do COVID-19 nos pagamentos digitais

Em meio a pandemia do COVID-19, pesquisas revelam que os pagamentos digitam vem ganhando ainda mais força nos últimos tempos, de modo que 75% dos brasileiros tem se utilizado dos pagamentos digitais nesse período. 

Isso porque, além da tecnologia envolvida agregar maior facilidade ao consumidor, as medidas de distanciamento social acabam por incentivá-lo a utilizar métodos alternativos de forma a concretizar o pagamento, sem que seja necessário o toque das mãos. 

Regulamentação dos Pagamentos instantâneos

Recentemente, o Banco Central do Brasil editou a Circular nº 4.027, de 12 de junho de 2020, a qual institui o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e a Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI), aprova seu regulamento e entrará em vigor em 1º de julho de 2020.

Assim, o SPI vem a ser a infraestrutura centralizada, a qual permite a liquidação bruta em tempo real de pagamentos instantâneos, que resultam em transferências de fundos entre seus participantes titulares de Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI) no Banco Central do Brasil.

A inovação no mercado de pagamentos digitais

Nesse contexto, foi anunciado esta semana o aplicativo Whatsapp Pay, o qual que permite que sejam feitas transações a partir do Whatsapp, como transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo do mensagens. 

Inegavelmente, o Whatsapp Pay vem inovar a ceara de pagamentos instantâneos, permitindo o envio e recebimento de valores mediante o registro de um cartão de débito de uma instituição parceira, a partir do aplicativo de mensagens, sem custo adicional para o consumidor. 

Os pagamentos serão processados por uma instituição credenciadora, de modo que o estabelecimento comercial poderá usufruir deste serviço mediante o pagamento de uma taxa por transação recebida. Contudo, não é necessário que o estabelecimento detenha uma conta em uma das instituições parceiras para receber os pagamentos.

Cabe destacar que o whatsapp já é bastante utilizado pelos consumidores para se relacionar com pequenas empresas, desde a escolha do produto até o ajuste do preço e entrega do bem. 

Nesta senda, a viabilidade de efetuar o pagamento da transação no próprio aplicativo, torna único todo processo de compra, pautando-se pela simplicidade e segurança. 

Dessa forma, denota-se a grande relevância que possuem os pagamentos digitais no atual contexto socioeconômico, permitindo maior facilidade na concretização de transações entre consumidores, bem como de negócios comerciais. 

Nosso Escritório apresenta experiência consolidada e conhecimento especializado no segmento relacionado aos meios de pagamento eletrônicos, de modo a agregar valor ao seu negócio e mitigar eventuais questões para segurança do seu investimento.  

Fonte: ecommercebrasil

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados