Tratores e equipamentos agrícolas recebem registro para transitar em vias públicas
Na última sexta-feira o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou a Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas o ID Agro.
O Registro, gerará um documento oficial, com fé pública, permitindo a uniformização das informações e rastreio dos tratores e aparelhos automotores, e não terá custo algum ao produtor rural.
Com esse documento, que será equivalente ao CRLV, o veículo estará autorizado a transitar em vias públicas, sem a necessidade de licenciamento e emplacamento.
O cadastro dos tratores será obrigatório e em fevereiro de 2021 a obrigatoriedade também valerá para os usados, sendo que a partir de março será facultada a inclusão de colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras.
O trânsito desses veículos em via pública sem o registro submeterá o proprietário e o condutor às mesmas sanções administrativas aplicadas aos veículos de passeio que transitam sem o CRLV.
Por isso, embora a afixação do QR CODE no trator seja opcional, é importante que tal identificação seja feita justamente para facilitar a consulta sobre o veículo em operações de fiscalização.
O registro será realizado via aplicativo ID Agro e para tanto será necessário comparecer a uma concessionária autorizada da marca, somente essas agencias poderão fazê-lo, que analisará a nota fiscal, os documentos do proprietário e a numeração do chassi.
Esse sistema foi desenvolvido por uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA), e o registro promete facilitar a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.
Fonte: Revista Globo Rural