fbpx

Aneel – Aprovação de Operação Socorro

Aneel – Aprovação de Operação Socorro
A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou socorro bilionário ao setor elétrico 

Na terça-feira (23), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou a operação socorro ao setor elétrico. A ação será realizada através de um empréstimo bancário bilionário, cujo teto é R$ 16,1 bilhões.

Com a crise provocada pela pandemia da Covid-19 o setor elétrico se deparou com um buraco financeiro, já que, não só houve queda no consumo da luz, mas também o aumento do inadimplemento dos consumidores. Em amparo às distribuidoras, a Aneel aprovou a operação socorro.

O empréstimo será realizado por um conjunto de bancos públicos e privados, coordenados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As condições, como prazo e juros, ainda não foram definidas.

Os recursos para o pagamento dessa concessão financeira temporária terão origem de um encargo que será cobrado nas contas de luz dos consumidores. Segundo a Aneel, a previsão para a quitação integral é de um período de cinco anos, com início no ano de 2021.

Custos extras:

De acordo com a Aneel, o empréstimo não beneficia só as concessionárias de energia elétrica, mas também os consumidores, já que, devido a essa cedência, será admitido o adiamento e parcelamento dos custos extras, cujas cobranças se dariam nas contas de luz do ano de 2020. Sendo assim, o empréstimo se dará como uma antecipação às distribuidoras desses valores extras, que serão cobrados dos usuários em 2021.

Nas palavras da diretora da Aneel, e relatora do processo, Elisa Bastos: “É uma antecipação de recursos e não se trata de dinheiro novo. O impacto vai ser diluído em cinco anos e não em 12 meses”.

A concessão financeira temporária também custeará o adiamento dos reajustes tarifários do primeiro semestre de 2020, que totalizaram em um custo estimado de R$ 519 milhões. 

Fonte:Terra

Fonte 2: G1

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados