Crédito para cooperativas
No dia 28 de janeiro foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a Resolução n° 4886/2021, que visa simplificar o crédito para a aquisição de insumos pelas cooperativas agropecuárias para atender os produtores rurais cooperados.
Através dessa Resolução o CMN aprimorou as regras e simplificou os controles existentes sobre as linhas de financiamento para compra de insumos pelas cooperativas agropecuárias aos produtores rurais.
A nova regra passou a permitir que as cooperativas encaminhem informações referentes à aquisição de insumos e aos cooperados atendidos até 120 dias antes da data de vencimento da operação.
De acordo com o Banco Central, a nova regra torna o processo “mais simples, fluído e com manutenção do controle por parte do regulador.”.
A nova regra atende aos pleitos negociados entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e cooperativas com o Banco Central e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
A Resolução entrará em vigor no dia 1° de março de 2021.
Essa nova regra veio na esteira de outras tantas medidas editadas pelo CMN no último ano para desburocratizar a concessão de crédito aos produtores rurais para a aquisição de produtos e máquinas destinados à atividade rural.
Fonte: Valor