fbpx

Pedidos de registro de marcas entre as PMEs, cresce no país

Pedidos de registro de marca entre as PMEs, cresce no país
Pedidos de registro de marcas próprias crescem 19% entre as PMEs segundo dados do INPI e Sebrae. 

 

Mesmo em meio à crise financeira nas empresas, provocada pela pandemia do coronavírus, temos as micro e pequenas empresas como responsáveis por um aumento de 19% no número total de pedidos para registro de marcas próprias em 2020, segundo dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em parceria com o Sebrae. Esses dados foram divulgados para comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual que ocorreu em 26 de abril. 

 

O INPI recebeu em 2020 cerca de 275 mil pedidos para abertura de novos processos de registros de marcas no último ano, o que totalizou um aumento de 28% comparado aos  pedidos realizados em 2019. Destes, 126 mil foram feitos apenas por empresas consideradas PMEs. Em 2019, os resultados foram inferiores: apenas 254 mil pedidos, sendo que cerca de 106 mil de microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas.

Este aumento no número de pedidos feito ao INPI, se deu frente a uma melhora no tempo de análise, relata Raquel Minas – analista de inovação do Sebrae: “Sem dúvida, o processo de análise dos pedidos, feito pelo INPI, ficou mais eficiente. Vários empresários tiveram essa percepção. Antes, o processo demorava mais de três anos até sair a decisão final. Hoje, isso é feito em menos de um ano”.

Você empresário, sabe a importância da propriedade intelectual como ativo para sua empresa? Saiba quais são os pontos negativos e positivos no que diz respeito ao registro de sua marca com profissionais qualificados na área de propriedade intelectual. Em resumo, na prática, o registro garante a exclusividade de um nome, marca, produto ou ideia, impedindo o uso por terceiros, por exemplo.

Entre em contato conosco para saber como registrar sua marca

Fonte: INPI e Sebrae

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados