O futuro da tecnologia em 2021 – Pós pandemia

A pandemia direcionou o futuro da tecnologia em 2021 com uma onda na qual demonstrou um mundo muito mais conectado e ao mesmo tempo mais isolado.

O avanço da tecnologia e da transformação digital nos tempos de covid-19 teve uma aceleração exponencial. Estudos mostram um crescimento equivalente a mais ou menos 5 anos de tecnologia em 10 meses de pandemia. Houve uma grande adoção das tecnologias que já estavam disponíveis, porém não eram implementadas por certos receios na sua aplicação em larga escala. 

As empresas e empreendedores diante da crise econômica que se instaurou, visualizando os riscos de suas atividades, desde as mais simples as mais complexas, fez com que barreiras fossem quebradas. Esta visão acabou antecipando procedimentos. Rapidamente, empresas e empreendedores se adaptaram aos novos hábitos e costumes digitais em uma velocidade jamais vista na história. Com isso, a preocupação e atenção com as questões jurídicas em um ambiente digital devem ser priorizadas.

Com as vacinas começando a serem distribuídas e aplicadas, há uma expectativa ao retorno parcial as atividades do período pré-pandemia. Está claro que o retorno não irá retroceder o avanço da tecnologia e irá manter os novos hábitos digitais. Com isso, acredita-se que 2021 seja um ano em que o aprendizado trazido pelo isolamento social e o grande avanço da tecnologia venham a ser refletidos e aproveitados.

Algumas tendências podem ser fortificadas para 2021, dentre elas a educação a distância, entretenimento digital, tele trabalho, pagamentos on-line, internet do comportamento, cyber segurança e etc.

A preocupação e receio de especialistas e empresas com a capacidade das redes de comunicação em suportar o aumento da sua utilização não se confirmou, bem como o receio da produtividade do tele trabalho. Os resultados demonstraram índices tão positivos que companhias já estão estudando e se estruturando para implementar formas híbridas entre o trabalho remoto e presencial. Esse pensamento já é um dos reflexos do aprendizado que a pandemia nos ensinou.

Importante ressaltar a necessidade de advogados especializados com o ambiente digital e normas trabalhistas para que as companhias consigam implementar essa modalidade de trabalho com mais segurança.

Por outro lado, não podemos descartar as ameaças que o uso demasiado da tecnologia em algumas áreas consideradas fundamentais, como a educação e medicina, possa nos levar a um abismo social. No tocante a medicina, a ameaça se faz presente em parte da população que depende exclusivamente do sistema público de saúde. Já para a educação, a exigência que a família possua equipamentos modernos e acesso à internet, pois para os alunos de baixa renda, essa infraestrutura necessária pode ser um problema.

Um dos pontos positivos da pandemia, foi o crescimento do mercado digital com serviços de streaming de vídeos. As medidas de distanciamento social fizeram mais pessoas ficarem em casa, o que proporcionou esse crescimento. As mediatechs, empresas que combinam tecnologia e conteúdo, necessitaram de muitas investidas para atender as demandas. Os streamings tiveram um aumento de 27% em 2020 no Brasil, e segundo a PwC, há a previsão que continuará a aumentar mais de 15% ao ano até 2024.

Destaca-se também o comercio, que passou por uma grande transformação para vender de forma on-line com pagamentos eletrônicos. Essa adequação gerou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020. Um aumento muito superior aos 18% estimados para todo o ano segundo Ebit/Nielsen. Os comerciantes contaram ainda no ano de 2020 para fortalecer e dar fôlego a este segmento de mercado, o lançamento do sistema PIX pelo Banco Central em novembro. Analistas já apontam para o fim do dinheiro em espécie.

Portanto, para que sua empresa aproveite da melhor maneira possível os benefícios trazidos pela tecnologia, com um crescimento saudável e seguro, se faz necessário uma assessoria jurídica especializada em novos modelos de negócios e ambientes digitais.

Fonte: Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *