fbpx

Quais os tipos de investimento procurar para minha Startup?

Existem vários tipos de investimento para iniciar sua Startup. Conhecer alguns desses tipos de investimento pode ser o começo de uma longa jornada empreendedora de sucesso que irá ajudar você, empreendedor, a tirar sua ideia inovadora do papel.

Através do aporte financeiro e do investimento em conhecimento de investidores, é possível acelerar seu modelo de negócio, visando o sonho de se tornar uma startup Unicórnio, ou seja, com valuation de 1 bilhão de dólares. Como hoje existem diversos tipos de startups, modelos de negócios e rodadas de investimento, é possível encontrar o melhor modelo de aporte financeiro que seja vantajoso para os dois lados, tanto empreendedor quanto investidor.

Se você quer investir ou empreender, não deixe de conferir até o fim esse artigo sobre quais os tipos de investimento procurar para minha Startup.

Vamos começar do tipo mais clássico:

1. BOOTSTRAPPING?

O bootstrapping é o primeiro passo dos investimentos. Neste caso, o empreendedor, ou o grupo de empreendedores, tira dinheiro do próprio bolso para investir na empresa. Praticamente todas as startups criadas começam com o sistema bootstrapping até conseguirem investimentos maiores.

2. INVESTIMENTO-ANJO?

É o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento. O investidor-anjo tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno. “o termo ‘anjo’ é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.

3. CAPITAL SEMENTE?

Esta é uma boa fonte de recursos para empresas que ainda não estouraram, mas que já tem produtos ou serviços lançados no mercado e algum faturamento. O capital semente apoia startups em fase de implementação e organização de operações, muitos deles concebidos no seio das incubadoras de empresas. Neste estágio inicial, os aportes financeiros ajudam, entre outras funções, na capacitação gerencial e financeira do negócio.

4. INCUBADORAS?

As incubadoras representam um modelo mais tradicional de investimento a partir de um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. O processo de incubação inclui ajuda com a modelagem básica do negócio, ajuda com técnicas de apresentação, acesso a recursos de ensino superior, entre outros.

5. ACELERADORAS?

Apesar de serem um tipo moderno de incubadoras de empresas, as aceleradoras têm uma metodologia mais complexa. O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups consistindo de um time para apoiá-los financeiramente, oferecer consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a oito meses. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária. “em geral, elas investem até r$ 100 mil e depois de quatro meses as empresas estão livres”

6. VENTURE CAPITAL?

É uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. O risco se dá pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr.

7. VENTURE BUILDING?

O modelo mescla características das incubadoras, aceleradoras e venture capital, fornecendo todo o planejamento estratégico, a captação de recursos financeiros e humanos e estrutura física. O objetivo de uma venture builder não é apenas criar um produto, mas construir um negócio. Geralmente a participação de uma venture builder numa startup é grande, chegando a até 80% da estrutura acionária na fase inicial.

Se você gostou desse conteúdo e precisa da ajuda de advogados especializados nessa matéria para sua Startup, entre em contato conosco.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados