REALIZE O REGISTRO DE MARCA DO SEU NEGÓCIO
Empresário, imagine que você tenha encontrado o nome perfeito para seu negócio, cria expectativas e planos para este nome, gasta em publicação e marketing…Seu novo negócio não para de evoluir, tudo como você sempre sonhou e imaginou, até que um dia…Você recebe uma notificação de USO INDEVIDO DE MARCA e ganha um balde de água fria e todo seu sucesso pode acabar da noite para o dia, por que não deu devida atenção ao Registro de Marca.
Acredite, isso acontece com frequência, portanto não se esqueça de um detalhe importante que antecede ao sucesso: REGISTRAR A MARCA DE SEU NEGÓCIO!
Vamos aos 6 principais riscos de NÃO fazer o Registro de Marca:
1. USAR A MARCA INDEVIDAMENTE
O uso não autorizado de uma marca pode levar a diversos procesos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações, detenção e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.
2. PERDER O CHAMADO DIREITO DE USO
A Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) define e garante a pessoa/empresa que registrar por primeiro uma marca, tenha direito ao uso exclusivo da mesma em todo o território nacional, mesmo que outra empresa utilize a mesma marca há anos.
3. JOGAR O DINHEIRO INVESTIDO EM MARKETING NO LIXO!
A sua marca é o elo de ligação entre sua empresa e seus consumidores, Criando uma percepção de valor e fidelidade para seu negócio. É muito comum que clientes deixem de comprar em concorrentes para comprarem em sua empresa pois confiam em sua marca, mesmo que algumas vezes o preço seja superior. AGORA IMAGINE TER QUE TROCAR DE MARCA!
4. ACABAR AFETANDO A IMAGEM DO NEGÓCIO!
Os seus clientes criam um vínculo emocional com a marcas que gostam e isso faz com que eles sejam fiéis ao seu negócio. Alterar a sua marca pode significar a quebra desse vínculo e a perda dessa relação com o cliente, marca esta que você investiu tempo e dinheiro para criar a credibilidade.
5. NÃO PODER REQUERER OS DIREITOS LEGAIS DA MARCA!
Para algumas empresas, o ativo mais valioso é a própria marca. Registrar essa marca permite que você possa licenciar o uso da mesma para terceiros e cobrar royalties sobre isso.
6. NÃO ESTAR PROTEGIDO DA CONCORRÊNCIA
Sem uma marca registrada, qualquer concorrente pode se aproveitar da credibilidade de sua empresa e ‘roubar’ seus clientes.
Ao contratar uma empresa para cuidar do seu registro é, certamente, o caminho mais simples e seguro para proteger sua marca e garantir o sucesso de seu negócio.
Fonte: INPI