Segundo Aneel, qualidade do fornecimento de energia elétrica alcança melhor resultado em 2022

Aneel, fala sobre qualidade do fornecimento de energia elétrica em 2022

Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que tem como principal objetivo fiscalizar e regular a produção, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica no território nacional, a qualidade dos serviços de distribuição alcançou em 2022 o melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000.

Os indicadores DEC (responsável por apontar o intervalo de tempo que cada consumidor, em média, ficou sem energia elétrica, considerando interrupções iguais ou superiores a três minutos) e FEC (responsável por apresentar o número de interrupções que cada consumidor, em média, sofreu, considerando interrupções iguais ou superiores a três minutos) apurados pela autarquia registraram seus menores valores no ano passado. Ao longo de 2022, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,88% do tempo, na média do Brasil.

Esses dados representam uma redução nas quedas e faltas de luz de 7,2% em relação a 2021. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 5,99 interrupções em 2021 para 5,37 interrupções em média por consumidor em 2022, o que significa uma melhora de 10,4% no período.

Esse avanço referente ao último ano é resultado de diversas ações, entre estas as novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, a adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam desempenho insuficiente, as fiscalizações da agência e a definição de limites de interrupção decrescentes para as concessionárias.

Das empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz, SP), seguida pela Neoenergia Cosern (RN) em segundo e Energisa Tocantins (TO) em terceiro. A distribuidora que mais evoluiu em 2022 foi a CPFL Paulista (SP), com um avanço de 11 posições, seguida por CPFL Piratininga (SP) e a própria CPFL Santa Cruz, que melhoraram, respectivamente, 8 e 4 posições em comparação ao ano de 2021.

Das empresas com até 400 mil consumidores, a campeã foi a Muxenergia (RS), seguida por Energisa Borborema (PB) e Empresa Força e Luz João Cesa (SC), empatadas em segundo. Dessa categoria, as distribuidoras que mais evoluíram em 2022 foram a HIDROPAN (RS), com o avanço de 7 posições, e a CHESP (GO), que melhorou 5 posições em comparação com o ano de 2021.

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