Segundo o Mastercard SpendingPulse, o comércio digital (E-Commerce) teve o crescimento de 75% no mês de maio de 2020
Conforme evidenciado pelo Mastercard SpendingPulse, indicador de vendas varejistas em mercados globais, as vendas feitas através do comércio digital, E-Commerce, cresceram 75% no mês de maio. Também foi constatado que a média do crescimento dos últimos três meses (março, abril e maio) foi 48% maior do que o observado no primeiro trimestre de 2020.
Atribui-se esse crescimento à Covid-19. O Diretor de Análise Avançada da Master no Brasil, Cesar Fukushima, pontua que “O crescimento do comércio eletrônico está muito atrelado ao novo comportamento do consumidor durante o período de distanciamento social. Devido à pandemia, os consumidores estão cada vez mais se afastando do dinheiro e optando por pagamentos digitais e sem contato, o que aumentou as vendas on-line. Além disso, a distribuição do auxílio emergencial pelo governo também contribuiu para esse resultado”.
Em contrapartida, é preocupante o cenário das vendas fora do cenário digital, já que as pessoas têm evitado a ida ao comércio. O Mastercard SpendingPulse registrou a queda de aproximadamente 3% do volume total das vendas do Brasil, em comparação ao mês de maio do ano passado. No que tange a média dos últimos três meses, constatou-se a queda de -10% em relação ao mesmo período de 2019.
Com o fim de auxiliar as empresas na gerência dos riscos advindos da pandemia Covid-19, a Mastercard lançou o Recovery Insights. Na plataforma são disponibilizadas informações referentes aos impactos da pandemia no cenário econômico durante a pandemia.
Primeiro relatório da série Recovery Insights da Mastercard: https://www.mastercardservices.com/en/recovery-insights/shift-digital?source=cex&cmp=us.en-us.usa.b2b.mastercard.com.cx.blg..gen.recovery-insights..shift-digital..