fbpx

O uso da tecnologia Blockchain no agronegócio!

O_uso_da_tecnologia_Blockchain_no_agronegócio
A tecnologia Blockchain vem crescendo nos últimos tempos e sendo destaque com sua aplicação no agronegócio.

Há um grande desafio a ser enfrentado pelo agronegócio: aumentar em quase 30% a produção de alimentos nos próximos anos sem que isso seja refletido pela área ocupada pela atividade. Desafio que será enfrentado com o aprofundamento das mudanças climáticas.

Um dos requisitos para vencer esse desafio, será o aprimoramento da produtividade das propriedades rurais a níveis nunca antes vistos, e, com isso, conquistar o melhor uso dos recursos naturais. Como ponto chave estão os dados, que cumpriram um papel central nessa missão.

Com a ideia de melhorar a tomada de decisão em toda a cadeia, a aplicação de soluções de análise de dados no meio rural é uma das alternativas. Esta análise parte da seleção de sementes e genes de animais, até a maior eficiência logística na entrega dos produtos.

O agricultor poderá contar com uma estratégia personalizada de acordo com a sua realidade e vivência, assim deixando de aplicar modelos prontos, que nem sempre acabam lhe proporcionando os melhores resultados.

Cabe aos produtores rurais, abrirem os olhos para essas novas tecnologias e cenário. Continuar a se guiar pela experiência e intuição, pode acabar podando um crescimento na sua produção. Registrar os dados e informações é um grande passo para o futuro do agronegócio. 

A construção de uma base de dados precisa começar a ser instaurada pelos produtores rurais. Mesmo quem não conte com uma solução robusta para uma análise de dados, precisar dar o start nessa coleta e buscar meios de armazenar essas informações o mais rápido possível.

Umas das principais ferramentas para se aplicar a rastreabilidade de forma eficiente, é a tecnologia blockchain, pois ela permite que se realize esses registros. Com ela, torna-se possível relatar cada etapa do clico de vida do produto, fazendo com que os consumidores tenham mais segurança na hora de escolher o melhor produto.

Portanto, utilizar a tecnologia blockchain, irá oferecer uma melhora no controle dos processos produtivos, bem como formar uma base de dados que será capaz de ser analisada e ajudará a apontar decisões e estratégias mais eficazes, se tornando uma ferramenta aliada do agricultor. 

Fonte: Ecotrace

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados