Banco Central libera realização de pagamentos pelo WhatsApp

Banco Central libera realização de pagamentos pelo WhatsApp

Em 2020, a empresa Meta, controladora do WhatsApp, anunciou a realização de pagamentos pelo aplicativo de mensagens e escolheu o Brasil para o lançamento da iniciativa.

 

Entretanto, logo após o anúncio do serviço, entendeu o Banco Central por barrar a sua execução. Foi necessário a instauração de um processo no CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e várias reuniões com a Meta, Mastercard e Visa para que a autarquia liberasse parcialmente, em novembro de 2020, os pagamentos.

Agora, quase três anos após o anúncio da nova função junto ao aplicativo, o BC noticiou em seu site oficial a liberação total dos serviços.

 

“O Banco Central decidiu pela cessação completa das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard) e à Visa do Brasil Empreendimentos Ltda (Visa) que haviam suspendido a realização de transações de pagamento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay) com o uso dos arranjos de pagamento de propósito de compra (P2M) e de propósito de transferência (P2P) desses instituidores”.

 

Informou, ainda, a autarquia “não haver mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp. Além disso, em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, determinou o BC que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”.​​​

 

Guilherme Horn, Head de Operações do WhatsApp para América Latina, também se manifestou quanto a liberação da nova ferramenta: Em breve, os usuários do WhatsApp poderão pagar por produtos e serviços diretamente em uma conversa com cartões de débito e crédito Mastercard e Visa”.

 

A nova função trará mudanças significativas no mercado, uma vez que o aplicativo WhatsApp, largamente utilizado por diversos compradores e vendedores brasileiros, oferece praticidade, segurança e simplicidade, enquanto incentiva pequenas e médias empresas a crescerem, através da ampliação de suas vendas.

 

Fonte:

Revista Exame

Banco Central (site oficial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *